Surto de gripe: Saúde anuncia ampliação em horário de atendimento do ambulatório e contratação de terceiro médico para a Santa Casa de Bariri

Surto de gripe: Saúde anuncia ampliação em horário de atendimento do ambulatório e contratação de terceiro médico para a Santa Casa de Bariri

As últimas semanas estão sendo marcadas por um movimento intenso de pacientes no Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Bariri e também nas unidades de saúde. A cidade, assim como toda a região, vive um aumento das síndromes gripal e respiratória.
Para conter a demanda, a Diretora de Saúde Talita Azevedo, anunciou duas medidas importantes. 

“A Diretoria de Saúde autorizou a contratação e um terceiro médico na Santa Casa, que vai atender até às 21h. Junto com isso, vamos ampliar o horário de atendimento do ambulatório”, disse Talita em entrevista à nossa reportagem.


Segundo a diretora, o ambulatório localizado no PSF 2, da av. Padre João Eid, aberto para atendimento exclusivo de dengue e covid-19, funcionará todos os dias até às 20h, á partir da próxima segunda-feira (12).

 

Sintomas

Para procurar a unidade de saúde mais adequada, é crucial considerar os sintomas, a gravidade da situação e a disponibilidade de atendimento conforme o dia da semana, de acordo com a orientação da Diretoria de Saúde da Prefeitura de Bariri. 
Para sintomas leves ou acompanhamento de saúde rotineiro, o cidadão deve procurar as unidades de saúde do município. 
Procure o POSTO DE SAÚDE quando tiver: febre baixa persistente; dor de cabeça leve a moderada; dor de garganta; tosse leve; resfriado ou sintomas gripais leves; dores musculares leves; diarreia leve; vômito leve e esporádico; problemas de pele não urgentes (acne, alergias leves); necessidade de renovação de receitas médicas; controle de doenças crônicas (diabetes, hipertensão); vacinação e pré-natal; e retorno de consultas e exames.
No caso de urgências e emergências, deve-se procurar o Pronto Atendimento da SANTA CASA de Bariri, no caso de sintomas moderados a graves ou emergências.
Procure um PRONTO-SOCORRO se tiver: febre alta persistente (acima de 39°c); falta de ar ou dificuldade para respirar; dor no peito; queda com suspeita de fratura ou trauma; vômitos ou diarreia intensos e contínuos (com risco de desidratação); sangramentos intensos ou incontroláveis; perda de consciência ou desmaio; convulsões; dor abdominal intensa; crises alérgicas graves (inchaço, falta de ar, urticária generalizada); alterações neurológicas súbitas (formigamento, paralisia, fala embolada); e suspeita de infarto ou AVC.
Se houver risco à vida, como parada cardíaca, acidente grave ou dificuldade extrema para respirar, o ideal é ligar 192.

Dengue e Covid-19

Para auxiliar no atendimento da população, os Ambulatórios de DENGUE e de COVID-19 seguem ativos e o usuário deve procurar as unidades quando estiver com: 

- Sintomas suspeitos de dengue: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo

- Sintomas de Covid-19: febre, dor de garganta, tosse, coriza, dor no corpo, dor de cabeça, perda de olfato ou paladar.