Gato preso por 48 horas em bueiro mobiliza Corpo de Bombeiros, Saemba, Infraestrutura, Focinho Carente e voluntários

Um gatinho filhote, de aproximadamente seis meses de idade, caiu em um bueiro localizado no cruzamento das ruas Benedito Antonio Ribeiro e Salvador Cava, no Jardim Iguatemi, em Bariri. O acidente ocorreu na manhã de segunda-feira (05). Os tutores do animal acionaram a reportagem do Noticiantes clamando por ajuda, após não obterem sucesso com as autoridades.
De acordo com a família, a situação havia sido informada ao Corpo de Bombeiros de Bariri, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Saemba) e Diretoria de Infraestrutura, mas os órgãos afirmaram que não conseguiriam realizar o resgate.
O Corpo de Bombeiros foi até o local e explicou à família que a tubulação onde o animal se encontrava era bastante fina e não cabe uma pessoa, impossibilitando a entrada de um bombeiro. O gato não estaria ao alcance de um cabo e seria necessário quebrar a tubulação – ação que os bombeiros não realizam sem autorização.
Já o Saemba informou que equipes também foram ao local, mas constataram que o animal está preso na galeria de água pluvial, estrutura em que a autarquia não tem autorização para mexer.
“Nós tentamos tirar ele de lá mas não conseguimos. Meu gato tá morrendo de fome e fraquinho, não consegue nem miar direito mais. Meu filho não conseguiu nem ficar na escola de preocupação. Estou acionando a imprensa porque ninguém consegue me ajudar, nem Bombeiro, nem Saemba nem Infraestrutura. Não sei para quem pedir ajuda”, disse a tutora.
Após a publicação do caso no Facebook do Noticiantes, o diretor de Infraestrutura, Vavá Lins, comunicou que autorizou os bombeiros a quebrarem o encanamento para resgatarem o animal.
A força-tarefa mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Diretoria de Infraestrutura, Saemba e voluntários do Focinho Carente no final da tarde de terça-feira (06). As equipes trabalharam por cerca de três horas, até por volta de 19h. Por conta do barulho, o gatinho ficou assustado e não foi visto durante os trabalhos.
Mais tarde, por volta de 23h, o animal foi visto no interior do buraco. Os tutores jogaram ração para que ele se alimentasse e incentivaram a saída o chamando pelo nome: “Loirinho”.
Uma rampa foi inserida no local na tentativa de que o gato subisse a estrutura; a profundidade do buraco é bastante elevada.
Final feliz
A história do gatinho “Loirinho” finalmente foi concluída com um final feliz. No início da tarde de quarta-feira (07), veio a boa notícia: o gatinho conseguiu ser resgatado através de uma armadilha instalada no local por voluntários da Associação Focinho Carente e populares.
Após ficar preso por três dias (48 horas), “Loirinho” finalmente foi entregue aos tutores e retornou ao lar. O caso mobilizou a população baririense, que celebrou o desfecho nas redes sociais. Parabéns a todos os envolvidos!
Comentários (0)
Comentários do Facebook