Jovens baririenses conquistam 7 medalhas no Paulistão de Kickboxing e se preparam para o Campeonato Brasileiro em Brasília

“Minha experiência foi tensa; tive que treinar muito para minha preparação, para eu poder ser campeão. Só Deus sabe o quanto eu me desafiei perdendo o meu peso. Os treinos foram puxados e intensivos. No caminho, eu fiquei pensativo e nervoso. Quando eu cheguei em Osasco o nervosismo foi aumentando... depois da minha primeira luta fiquei confiante! Foram lutas duras, mas consegui vencer sete lutas; por infelicidade só perdi uma. É uma honra ser o primeiro campeão e vice-campeão estadual da minha cidade, da minha categoria. Obrigado a todos!” - Victor Andrade, 16 anos, atleta da Força Top Team e duplo campeão estadual de Kickboxing.
“Sou graduado na faixa verde. No primeiro campeonato que participei, eu me desafiei bastante também, tive derrotas, mas é assim: não é toda vez que você ganha e nem toda vez que você vai perder. Todos os campeonatos foram bons, na verdade. Para o Paulista, eu tive que enfrentar obstáculos por conta do peso. Eu não podia comer várias coisas, não pude comer chocolate nem na Páscoa. Fiquei focado em abaixar meu peso e graças a Deus consegui! Cheguei ao peso exigido pelo campeonato. Fui pensando que queria ganhar, fiz um grande trabalho e ganhei medalha de ouro. Para mim, isso é só o começo. Eu quero fazer mais do que eu posso.” - Matheus Crepaldi, 14 anos, atleta da Força Top Team e campeão estadual de Kickboxing.
Sete atletas baririenses marcaram presença no 32º Campeonato Paulista de Kickboxing, evento ocorrido nos dias 2, 3 e 4 de maio no Centro Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva, em Osasco-SP.
A equipe composta por Tiago Soares de Oliveira (39 anos), Felipe Gimenez Soares de Oliveira (19), Odair José dos Santos (25), Luís Henrique Berli Amorim (28), Luiz Gustavo Gimenes (23), Matheus Crepaldi (14), e Victor Andrade (16), conquistou 7 medalhas para o município: 3 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.
O evento reuniu 900 atletas de 20 cidades paulistas. O campeonato também serviu como seletiva oficial para o Brasileirão 2025. Dois baririenses se classificaram para o Nacional: Matheus Crepaldi (com duas medalhas de ouro); e Victor Andrade (com uma medalha de ouro e uma de prata).
Ambos são treinados pelo técnico Carlos Aguiar, proprietário da Academia Força Top Team e fundador do projeto social “Guerreiros do Futuro”, que oferece aulas de Kickboxing gratuitamente para crianças e adolescentes na Vila São José.
A luta para colocar os atletas no rol de competições estaduais e nacional é árdua. Segundo Carlos, a equipe não conta com nenhum tipo de patrocínio, nem público nem privado. “A equipe se organiza, faz o investimento e vamos competir”, disse o treinador.
Com Victor e Matheus classificados para o Campeonato Brasileiro, a equipe agora corre em busca de recursos para despesas de viagem e alimentação dos atletas. A competição ocorre em pouco mais de um mês: o 34º Brasileirão de Kickboxing está marcado para acontecer entre os dias 18 a 22 de junho, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, em Brasília-DF. Boa sorte aos meninos!
Conheça a modalidade
O Kickboxing é uma arte marcial japonesa, cuja as principais técnicas envolvem chutes e socos. É um esporte de combate, e, por mais que se pareça com outras artes marciais, possui regras bastante próprias. Além disso, ele também pode originar competições junto a outras modalidades!
O esporte começou a aparecer quando lutadores de Karatê começaram a explorar novas técnicas, que promoviam mais contato entre os participantes. Nascendo assim, essa modalidade.
Durante as aulas, o esporte é praticado em grupo ou de forma individual, com o auxílio de um saco de pancadas. Também conta com aquecimento e exercícios que visam melhorar o condicionamento físico.
Apesar de ser bastante intenso, o esporte é indicado para qualquer idade, desde que os limites individuais sejam respeitados. Os treinos e os combates de kickboxing em geral têm gastos calóricos que podem alcançar 600 a 800 calorias em uma aula de 50 minutos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook