Meio Ambiente e Urban promovem ação de conscientização sobre coleta de resíduos e reciclagem nas escolas de Bariri

Meio Ambiente e Urban promovem ação de conscientização sobre coleta de resíduos e reciclagem nas escolas de Bariri

O Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Bariri uniu forças em a empresa Urban em prol da sustentabilidade: em ação conjunta, representantes do Meio Ambiente e Urban estão percorrendo as escolas municipais, estaduais e particulares do município, para conscientizarem os estudantes sobre a importância da coleta seletiva de resíduos. 

“Estamos buscando implantar a educação ambiental continua, de forma que os alunos possam conhecer a temática resíduos. Dentro do planejamento ambiental municipal, o tema resíduos é, sem dúvida, nossa maior preocupação em coletar e destinar adequadamente. E nessa temática, apresentamos as informações sobre a coleta a destinação a coleta seletiva e outras informações que possam mobilizar todos alunos a colaborarem sobre o meio ambiente e a sustentabilidade”, explica Sincler Policarpo, chefe do Setor de Meio Ambiente.


De acordo com Rosemeire Pignatari, representante da empresa Urban, já foram realizadas 15 palestras nas escolas Eurico, Julieta, Modesto Massom, Angela, Rosa Benatti, Euclydes e Joseane Bianco. 

“As palestras aconteceram todos os anos e pretendemos, em conjunto, ampliar os temas e confeccionar materiais didáticos que possam esclarecer e mobilizar toda a população. Está previsto ainda novas palestras com outras empresas nos apoiando, falando sobre os resíduos da construção civil. Serão lançadas campanhas com premiação a alunos e ações com temáticas voltadas a conscientização ambiental”, continua Sincler.

O trabalho visa proporcionar aos alunos uma visão estratégica de como o lixo deve ser processado e destinado para que não traga consequências ainda piores, mostrando às crianças (futuros cidadãos e gestores), que é de extrema importância, pensar no agora, e executar ações que minimizam os impactos ambientais.
O descarte irregular de resíduos em locais sem o devido preparo ocasiona diversos problemas, que afetam o ecossistema ao redor, prejudicando a fauna, flora e contribuindo com a contaminação dos lençóis freáticos – por meio da infiltração de produtos danosos provenientes da decomposição do lixo, conhecido popularmente como chorume. A destinação correta, em aterros devidamente licenciados e preparados para o recebimento dos dejetos, é uma das formas mais eficazes de armazenar com segurança as enormes toneladas de resíduos que são geradas diariamente pela população.
Segundo a empresa Urban, responsável pela coleta de resíduos em Bariri, diariamente, são coletadas 30 toneladas de lixo no município. Já em relação a coleta seletiva (matérias recicláveis), em média de 20 a 30 toneladas são recolhidas mensalmente. Todas as quartas-feiras é feita a coleta de materiais recicláveis em Bariri. 
O lixo doméstico é levado à área de transbordo localizada às margens da rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), entre Bariri de Ibitinga. Em seguida, os materiais vão para o aterro sanitário de Catanduva, que é licenciado para tal serviço.
Já os materiais recicláveis provenientes da coleta seletiva, são entregues para coletores que atuam de forma independente no município.