Empresa de limpeza regulariza vale-alimentação de funcionários após greve de 24h; Prefeitura de Bariri confirma nova licitação

Empresa de limpeza regulariza vale-alimentação de funcionários após greve de 24h; Prefeitura de Bariri confirma nova licitação

Na manhã de segunda-feira (19), funcionários terceirizados da empresa ESN Prestação de Serviços Guararapes, que presta serviços de limpeza para a Prefeitura Municipal de Bariri, compareceram ao Paço Municipal para cobrar providências. Eles denunciaram atraso no vale-alimentação e pediram para falar com o Prefeito Airton Pegoraro (Avante). 

“A empresa de limpeza pública da cidade não pagou o vale-alimentação ainda. Todo mês é isso! Era pra pagar dia 08, mas não pagaram. Fomos conversar com o prefeito agora de manhã. Paramos de trabalhar”, disse um funcionário da empresa que preferiu não se identificar em mensagem enviada à nossa reportagem.

Segundo os trabalhadores, que repetiram o ato na frente do Paço Municipal também na manhã de terça-feira (20), a situação não é nova e os atrasos (tanto do salário quanto do vale-alimentação) se repetem há meses. 
Com média salarial de R$ 1.400,00 mensais, os terceirizados alegam que dependem do vale-alimentação para colocar comida na mesa. O valor do ticket é de R$ 400,00 e deveria ser depositado junto com o salário.

“Não é de hoje e até agora estávamos sempre relevando. Eles nunca pagam a gente até o 5º dia útil, por isso, estamos reivindicando também o salário pago em dia. Desde quando estou lá sempre foi atrasado, nunca pagaram em dia e eu nunca perdi um dia de serviço. Por isso estamos dando um basta. O trabalhador não ter um alimento adequado para comer porque não recebeu, não tem como. Não aguentamos mais viver dessa forma. Até quando vamos aturar isso? Não dá mais! Muitas coisas irregulares estão acontecendo”, desabafou o funcionário.

Nossa reportagem entrou em contato com a Diretora de Finanças, Silvia Cândido. Ela explicou que a empresa ESN atrasa o envio da documentação exigida em contrato. Por esse motivo (descumprimento de cláusula), o pagamento do mês ainda não tinha havia sido feito quando a greve teve início.

“Para liberação eles têm que enviar as guias pagas, holerites, folha de pagamento, tudo que comprove que a empresa quitou seus deveres com os funcionários, como consta no contrato. Se não fizermos isso, eles não pagam nem o FGTS, e não podemos desamparar os funcionários. Estou solicitando o comprovante de pagamento do vale alimentação e os demais documentos”, disse Silvia.


Na manhã de quarta-feira (21), veio a boa notícia: com o depósito do vale-alimentação após 24 horas de paralisação, os funcionários encerraram a greve e voltaram ao trabalho O Noticiantes entrou em contato com a empresa ESN Prestação de Serviços Guararapes pedindo uma nota de esclarecimento sobre a situação, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta edição.

 

Nova licitação

Em nota enviada à nossa reportagem, o diretor de Agricultura Lucas Vendrametto (gestor do contrato), confirmou que a ESN Prestação de Serviços Guararapes só continua operando em Bariri até que uma nova empresa seja contratada via licitação.
Segundo Lucas, o edital para chamamento de interessados em participar do pregão eletrônico já está em andamento. Confira o pronunciamento oficial abaixo:

“A Prefeitura Municipal de Bariri, por meio da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que está em andamento a elaboração de um novo Termo de Referência para a contratação dos serviços de limpeza pública no município. Este trabalho vem sendo desenvolvido há algum tempo com total dedicação, buscando garantir que a futura licitação atenda, de forma técnica e eficiente, as necessidades da cidade. Para isso, foi necessário realizar medições das áreas verdes, praças, ruas, guias e demais espaços públicos, o que demandou tempo e esforço das equipes envolvidas, sempre com o objetivo de construir um documento transparente, preciso e alinhado às reais demandas do município. Ressaltamos que a administração municipal está empenhada em promover melhorias na limpeza urbana de Bariri, dentro das possibilidades legais e orçamentárias. Eventuais dificuldades que possam ocorrer neste período são compreendidas, mas reforçamos que todo o trabalho está sendo feito com responsabilidade e compromisso com a população. Seguimos trabalhando para que, em breve, a nova contratação esteja concluída e os serviços sejam prestados com maior qualidade e regularidade”.