Soldado Richelton obtém certificado de mergulhador e auxiliará Corpo de Bombeiros de Bariri em operações de afogamentos

Soldado Richelton obtém certificado de mergulhador e auxiliará Corpo de Bombeiros de Bariri em operações de afogamentos

O Soldado da Polícia Militar Richelton dos Santos, 39 anos, foi certificado pelo Credenciamento Mergulho Autônomo, do 10º Grupamento de Bombeiros de Marília. Richelton se torna o segundo profissional do Corpo de Bombeiros de Bariri a ter a certificação de mergulhador profissional: o comandante da corporação, Sargento Villares, também é certificado.


O certificado de mergulhador é uma licença que habilita o bombeiro a realizar mergulhos em operações de segurança pública, busca e resgate subaquático.

Esse certificado é obtido após a conclusão do curso específico de mergulho, que inclui treinamento teórico e prático em técnicas de mergulho, equipamentos, segurança e procedimentos de emergência. Em Marília, Richelton esteve entre os cerca de 50 candidatos que disputaram as 18 vagas. 

“O curso de mergulhador é feito como teste físico interno da polícia. Depois de apto, você começa a especialização. Foram 45 dias de curso, sendo as duas primeiras semanas em piscina, com um tanque de 6 metros de profundidade. Posteriormente, em rios e mar”, explicou o soldado em entrevista à nossa reportagem.


Até o momento, o Corpo de Bombeiros de Bariri dependia exclusivamente de mergulhadores de Bauru e Pederneiras para atender ocorrências de afogamento. Com a certificação de Richelton, a corporação passa a contar com um profissional local, residente em Bariri, para iniciar o resgate de imediato, fator que agilizará a localização da vítima.

“Estamos aguardando chegar todo material para que, quando houver afogamento, nós, de Bariri, começaremos as buscas”, completa.


Para o bombeiro, o maior desafio durante o curso foi executar a técnica chamada “mergulho em apneia”, que consiste em ficar sob a água apenas com o ar dos pulmões, sem a ajuda de um tanque para respirar.

“No início, a dificuldade foi treinar a apneia na piscina, pois era necessário fazer no mínimo dois minutos para continuar o curso. Também houveram algumas provas que ficamos vendados em baixo d’água, para testar a capacidade psicológica, pois na maioria dos rios não há visibilidade alguma”, finaliza Richelton.


Sobrinho do vereador Rubens Pereira dos Santos (PSD), Richelton recebeu uma moção de aplausos na sessão ordinária desta segunda-feira (19), pela certificação.

“Meu sobrinho Richelton, garoto muito especial, pai de família, honesto, bondoso, sobrinho que tenho orgulho de ter... foi fazer um curso de mergulhador. Ele teve que prestar concurso para poder fazer esse curso em Marília. E o único que tem esse curso de mergulho profundo – haja vista que Bariri já precisou de profissionais que tiveram que vir de fora. Então, o Richelton está hoje aqui servindo a população de Bariri. Quero agradecer e dizer que só tenho orgulho”, disse Rubinho.